A Constec foi fundada em maio de 1995, a partir da necessidade de seu sócio fundador, o Sr Juvenal Salgado Vieira Sobrinho, de se recolocar no mercado de trabalho, após mais de 10 anos empenhados no gerenciamento de uma empresa multinacional que se dedicava a produção de caulim.
Após prestar consultoria a empresas do sudeste na prospecção de negócios em Barcarena, no Pará, ele resolveu se aventurar, pela primeira vez na vida, em um negócio próprio, no qual, para investir, precisou vender o próprio carro, bem como, realizar empréstimos junto a parentes próximos.
Iniciando suas atividades com pequenas prestações de serviços junto a Albras, foi na vizinha Alunorte, que a Constec se deparou com seu primeiro grande desafio: um contrato de 3 anos para realizar a limpeza de tanques e vasos em uma das maiores refinarias de alumina do mundo (a qual mais tarde, veio a se tornar a maior).
Passados aproximadamente dois anos de aprendizado, seu fundador passou a enxergar aquele serviço realizado como de alto risco, e passou a buscar alternativas para que seus colaboradores tivessem os riscos inerentes aquela atividade reduzidos, ou mesmo, para retira los da zona de risco.
Ele passou a visitar alguns países para aprender como aquela limpeza era realizada em outros centros, bem como, buscou parceiros em São Paulo tendo em vista possibilitar a materialização das ideias que surgiram após este aprendizado.
O primeiro equipamento desenvolvido foi o BM, abreviação de braço multiúso, cuja finalidade era realizar a limpeza de tanques digestores que possuíam eixo em seu centro, o qual possibilitava a fixação do equipamento para limpeza. Com ele, os colaboradores realizavam os serviços de uma cabine posicionada fora do tanque, mediante um comando, com um monitor, de onde operavam e realizavam a limpeza com o equipamento, ou seja, fora do ambiente confinado e de todos os riscos inerentes aquela atividade (trabalho em altura, particulados, calor, ruído, etc.).
A ideia de manter ou buscar afastar ao máximo os colaboradores dos riscos atrelados a prestação dos serviços, foi perpetuada na empresa, e dela decorreram diversos equipamentos, controlados remotamente, através dos quais se conseguiu melhorar consideravelmente a qualidade e segurança na execução das atividades, bem como, melhorar o bem-estar dos funcionários durante a realização de seus trabalhos.
Ao longo de seus 29 anos, a Constec arraigou essa cultura de desenvolvimento e adequação de equipamentos as necessidades de seus clientes, em seus colaboradores, pois ninguém melhor que eles, para sugerir a auxiliar no aperfeiçoamento de ideias aplicadas em serviços os quais, por eles são realizados.
Hoje a empresa tem equipamentos em processo de patente e a iniciarem o processo, e alguns vários equipamentos de mercado, que foram adequados e desenvolvidos especificamente a realidade de cada cliente para os quais realiza serviços.
Com esses equipamentos e o diferencial de conseguir adapta los ou mesmo desenvolvê-los conforme a necessidade de cada cliente, a Constec vem tendo a oportunidade de prestar serviços nunca realizados, ou ainda, os quais eram realizados com custos elevados de montagem de andaimes, quantidade de mão de obra e com altos riscos de acidentes para os trabalhadores que os executavam.
Essa é a Constec, uma empresa familiar, genuinamente paraense e visa fazer cada dia melhor, para os seus clientes e colaboradores, pois nada faria sentido sem o respeito máximo a esses dois pilares que a mantém solida neste mercado tão competitivo.